sábado, 4 de dezembro de 2010

NEM É TÃO DIFÍCIL ASSIM...parte II: a produção

Para início de conversa, é preciso que se fique claro que a produção artística não é uma receita de bolo, e não há um só sabor de bolo. Há produções comerciais, amadoras, experimentais, independentes, conservadoras, moderninhas, há o pessoal do rock, do jazz, da mpb, tem também os artistas plásticos, gráficos, digitais e mais e mais diversidade ainda, seja no tocante a linguagens, estilos, modos de produção. Neste sentido, não basta apenas contarmos com uma gestão pública que diga: "fazer tudo pela cultura da cidade", é necessário que ela pense em tal diversidade, articulando seus diversos elementos em uma perspectiva estratética. E, é claro, esta perspectiva precisa se aticular com os princípios norteadores da atual administração da cidade, cuja principal marca, ao meu ver, tem sido a construção de uma gestão democrática e participativa. Ou seja, não dá mais para que decisões sejam tomadas sem o devido debate público com a sociedade civil organizada, pois é ela, a própria sociedade, ou como gostam de dizer alguns, a comunidade artística da cidade (incluindo aí também apoiadores e amantes das artes), quem melhor conhece suas necessidades e possibilidades.
Isto posto, é preciso pensarmos em políticas públicas que dêem conta de abarcar toda essa diversidade de produção, tendo modelos de relação diferenciados para cada uma delas, de acordo com suas especificidades e necessidades. É preciso que se estimule a produção local e facilite o intercâmbio com produções de outras localidades.
De forma alguma afirmo que é dever do poder público "tutelar" a produção artística, mas é evidente que esta se encontra, atualmente, em estado que vai da sobrevivência obstinada a total precariedade. Portanto, é mais que prudente que os gestores públicos analisem tal realidade e atuem pontualmente afim de sanar as mazelas criadas nos últimos tempos.

2 comentários:

Marcella disse...

Só gostaria de repetir tais palavras: não dá mais para que decisões sejam tomadas sem o devido debate público com a sociedade civil organizada!

Quarteto Trio los Dos disse...

Olá!
Não é tão difícil assim, na verdade é bem fácil. O difícil são 'eles' abrirem mão das gorjetas... Um rato nunca vai querer dividir seu queijo.